O que é saúde segundo a OMS?

SAÚDE

Saúde é um conceito complexo e que foi amplamente modificado ao longo do tempo. Atualmente, o conceito de saúde vai além da ausência de doenças.

Saúde é um conceito complexo e muitas vezes um estado difícil de se conseguir. Estar saudável vai além de não ter doenças, envolvendo também aspectos sociais e psicológicos. Vamos abordar a seguir algumas questões importantes sobre saúde e dar dicas para uma vida mais saudável nos mais diferentes aspectos.

O que é saúde segundo a OMS? Um conceito bastante conhecido de saúde é aquele que diz que “saúde é a ausência de doenças”. Para muitos autores, no entanto, saúde vai muito além desse simples entendimento. A Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, dá uma definição muito mais ampla. Para a OMS, saúde é: “O estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.” Com essa definição, vemos que não é necessário apenas não ter doenças para ser saudável, sendo fundamental estar bem em vários aspectos da vida. Um indivíduo saudável deve estar bem psicologicamente, apresentar boas interações sociais, viver em segurança, ter perspectiva de futuro, entre vários outros aspectos.


Ter perspectiva de futuro também é um ponto importante para que a pessoa sinta-se bem e saudável. Leia também: Organização Mundial de Saúde Desse modo, podemos concluir que ser saudável não é um estado fácil de se alcançar e também de se avaliar, sendo necessário, entre outros pontos, entender como o indivíduo encara os desafios do seu dia a dia e sua vida. Saúde passa a ser então um estado muito subjetivo que depende diretamente dos valores que cada indivíduo possui.Ministério da Saúde Para tratar dos problemas relacionados à saúde da população brasileira, foi criado o Ministério da Saúde, o qual foi instituído no dia 25 de julho de 1953 com a Lei 1.920. A missão do Ministério da Saúde é, segundo o próprio órgão: “Promover a saúde da população mediante a integração e a construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania". Sua função é “dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro”. A saúde é um direito de todos os cidadãos e é um dever do Estado. Segundo a Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Leia também: Atitudes simples para o dia a diaDicas de saúde Ter saúde é extremamente difícil nos dias atuais em razão do sedentarismo, hábitos alimentares inadequados e exposição a situações que afetam negativamente o nosso psicológico. Diante disso, é fundamental sempre buscar qualidade de vida e adotar hábitos que tornem a vida mais saudável. Confira algumas dicas para evitar doenças e também melhorar sua vida no aspecto físico, mental e social:


Uma alimentação saudável ajuda a melhorar o sistema imunológico.

  • Alimente-se bem, procurando sempre aumentar o consumo de produtos naturais e reduzir alimentos industrializados e ricos em gordura, sal e açúcares.

  • Beba água regularmente, principalmente em dias quentes e durante atividades físicas. A água é essencial para o funcionamento do corpo humano, e sua baixa ingestão pode causar danos à saúde.

  • É fundamental procurar sempre controlar o estresse. Momentos de lazer podem ajudar nessa tarefa.

  • Evite comparações entre a sua vida e a de outras pessoas. Nesse ponto, é importante destacar o papel nocivo que as redes sociais podem apresentar. Lembre-se de que as redes sociais muitas vezes não mostram a realidade e que você não deve basear-se nelas para medir a sua felicidade.



Controlar os níveis de estresse ajudam a ter uma vida mais saudável.

  • Evite o fumo e bebidas alcoólicas em excesso.

  • Inclua na sua rotina semanal atividades que realmente lhe deem prazer, como fazer uma caminhada, assistir a um bom filme ou até mesmo degustar uma boa comida. Esses momentos são essenciais para melhorar o humor e diminuir o estresse do dia a dia.

  • Lembre-se de que a saúde mental é muito importante. Assim, sempre que houver sinais de que algo não vai bem, procure ajuda de um psicólogo.

  • Não compare a sua beleza com a de outras pessoas. Cada indivíduo é único e apresenta uma beleza única. Não se importe com os padrões de beleza impostos pela sociedade.

  • Pratique atividades físicas regularmente.

  • Preocupe-se em manter boas relações sociais.

  • Preocupe-se sempre com a higiene. É importante, por exemplo, lavar as mãos, lavar bem os alimentos, preparar alimentos apenas em locais limpos, escovar bem os dentes e não compartilhar objetos de uso pessoal.

  • Seja grato por sua vida e tudo que conquistou até hoje.

  • Tenha boas noites de sono. Dormir bem é fundamental para recuperar energias, melhor o desempenho e até mesmo fortalecer o sistema imunológico.

  • Tenha controle sobre seu dinheiro. Nunca gaste mais do que pode pagar.

  • Tente não fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

  • Utilize apenas medicamentos recomendados pelo médico. A automedicação pode causar danos graves ao organismo.

  • Utilize sempre filtro solar, uma vez que a exposição inadequada ao sol pode causar problemas como câncer de pele, insolações e envelhecimento precoce.

  • Vacine-se! Essa simples ação previne diversas doenças e evita que enfermidades já erradicadas voltem a afetar a população.

  • Visite seu médico regularmente. Quando descobertas precocemente, várias doenças podem ser tratadas e curadas.

Mesmo sendo simples, essas dicas podem ajudar a ter uma vida mais saudável. Como vimos, saúde é um estado complexo e difícil de se atingir. Com pequenas atitudes, podemos ficar mais próximos de atingir esse estado.


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Estar feliz é fundamental para ser uma pessoa saudável.

Créditos: BRASIL ESCOLA / MEU ARTIGO / SAÚDE E BEM ESTAR