Você conhece a diferença entre sal e sódio?


sal.jpg

O sódio é um mineral indispensável que ajuda a controlar o volume de líquido das células e do sangue. Ele ajuda a regular a pressão arterial e atua na transmissão de impulsos nervosos do corpo, permitindo o bom funcionamento do cérebro e o controle das nossas funções vitais. Em excesso, é prejudicial à saúde, podendo levar à hipertensão arterial, perda de cálcio na urina, edemas e insuficiência renal e cardíaca.

O sódio não está presente só nos alimentos salgados, mas também em enlatados, embutidos, conservas, pipoca de microondas, macarrão instantâneo, pão francês, refrigerantes diet e zero, adoçantes (ciclamato de sódio e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio), produtos para realçar o sabor (glutamato monossódico), conservantes (nitrito de sódio e nitrato de sódio) e até mesmo em alguns doces. Quando ligado ao cloro (Cl) – outro mineral – forma o cloreto de sódio (NaCl), que é o conhecido sal de cozinha.

Como sabemos a quantidade de sal presente nos alimentos? Esta informação está presente nos rótulos. Fique atento e o leia sempre antes de comprar ou consumir algum produto industrializado. A informação nutricional dos rótulos é de sódio e não de sal. Multiplique o valor do sódio por 2,5 para saber a quantidade de sal presente naquele alimento.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto pode consumir até 5g de sal de cozinha por dia (que corresponde a aproximadamente 2g de sódio). Essa quantidade é suficiente para manter a pressão e o volume sanguíneo dentro dos padrões adequados. Entretanto, o consumo médio do brasileiro corresponde ao dobro do recomendado. O importante é buscar o equilíbrio.

Atenção:

O sódio não é um veneno para a nossa saúde, e sim, um elemento essencial para nosso organismo. Contudo, é importante nos atentarmos a quantidade de sal que consumimos para não ultrapassar os valores recomendados. Portanto, fique atento aos rótulos nutricionais e diminua o uso do sal de cozinha nas preparações, assim, além de ingerir a quantidade recomendada para o bom funcionamento do seu organismo ainda estará cuidando da saúde do seu coração.

Aproveite essas dicas e COMPARTILHE com quem você conhece! Ame o Coração!