Como tirar manchas de roupas: guia completo

Aprenda duas fórmulas universais para tirar marcas de roupas de algodão

como-tirar-manchas-guia.jpg

As manchas são o pesadelo de todas as pessoas que lavam roupa frequentemente. Se ela já estiver seca, então, piorou. Dependendo do tipo de roupa e de mancha, a sujeira é mais difícil de sair. Para dificultar, muitos tecidos não podem ser tratados com alvejantes e tira-manchas.

No entanto, esta notícia não é tão ruim quanto parece. “O algodão, que é o tecido que mais usamos e, consequentemente, sujamos, é também o mais resistente ao processo de lavagem”, tranquiliza a personal organizer Ingrid Lisboa.

Existem truques caseiros específicos para remover diferentes tipos de mancha, como molho, gordura, chocolate, vinho e muitas outras. Ingrid, no entanto, sugere uma fórmula genérica capaz de limpar todas elas das peças de algodão.

Tira-manchas

Segundo a personal organizer, ao se deparar com uma mancha, você pode tentar dois procedimentos:

1 – Com o tecido seco, aplique sabão líquido concentrado somente sobre a mancha. Espere de 3 a 4 minutos e esfregue.

“É importante não deixar o sabão secar na roupa, pois ele descolore o tecido”, alerta Ingrid.

Se a mancha não sair, tente a segunda solução:

2 – Faça uma mistura de alvejante em pó (meia tampa) com água quente (100 ml) até obter uma pasta. Aplique somente sobre a mancha, com o tecido seco. Deixe agir por 10 minutos e esfregue. O alvejante em pó pode ser substituído na mesma medida por bicarbonato de sódio.

“Você pode tentar esta solução até duas vezes. Se a mancha não sair, desista: ela já se tornou permanente”, afirma a especialista.

“Tente sempre remover a mancha com o sabão líquido primeiro. O alvejante em pó é mais agressivo e pode danificar a roupa”, aconselha. No entanto, se a sujeira já for antiga, parta direto para o procedimento número 2. O ideal é evitar que a mancha seque, pois isso a torna muito mais difícil de ser removida.

candida-manchas-roupas-650x350.jpg

Nunca use cândida, pois as manchas serão irreversíveis (Thinkstock)

Deixar de molho

Segundo explica a personal organizer, quando você deixa uma peça de molho, até certo ponto, a mancha está sendo removida do tecido. Porém, se ela ficar lá por muito tempo, a sujeira contamina a água e acaba se espalhando pelo tecido, deixando-o todo encardido.

“O molho deve ser feito, preferencialmente, por 20 a 30 minutos e, no máximo, por até duas horas”, aconselha Ingrid.

No caso do pano de chão, que deve ser desinfetado, a recomendação é deixá-lo de molho em uma solução de água com Lisoform por 10 a 15 minutos. “Esse é o tempo que o produto leva para agir. Depois disso, não há necessidade”, afirma. “O que acontece é que a peça pode continuar encardida, mesmo estando desinfetada, o que causa uma falsa impressão de sujeira e leva as pessoas a prolongarem a imersão”, completa.

Truques

mancha-caneta-esferografica-1024x1024.jpg

Detergente puro tira manchas de caneta (Thinkstock)

Confira outras soluções para remover manchas comuns:

Transferência de cor: se não sair só com a água, tente aplicar um pouco de álcool 70% na roupa ainda molhada. “Se deixar secar, a mancha torna-se permanente”, afirma Ingrid.

Ferrugem: esfregue com suco de limão.

Caneta esferográfica: aplique detergente e esfregue.

Batom e gordura: faça uma mistura de água quente com detergente e aplique sobre a mancha, esfregando.

Suco de uva e molho de tomate: aplique sabão líquido concentrado diretamente sobre a mancha, com o tecido seco, e deixe agir por alguns minutos.

Tênis e calça jeans: para lavar a barra da calça ou o tênis sujo, use uma escova de dente ou de limpar unhas, que é encontrada em supermercados na parte de lavanderia. Não utilize a escova grande, que é destinada apenas para a limpeza da casa.